Semelhanças Culturais

09:30

Oi povo bonito! Todo mundo bem por ai? 

Hoje o post vai ser diferente do conteúdo normal do blog. Eu vou até escrever um pouco mais do que o normal, porque queria dividir com vocês um pouco do que eu tenho vivido ultimamente.

Desde que eu me mudei para São Paulo com meu marido, tenho conhecido muitas pessoas de vários lugares do mundo: India, Estados Unidos, Japão... Acho que estou conhecendo mais culturas aqui nestes últimos meses que conheci minha vida inteira na minha cidade natal. E por cultura eu me refiro a gente legal que divide com a gente um pouco da vida deles e do seu pais natal.



Temos dois casais de amigos indianos e antes de conhece-los eu sempre achei a cultura indiana muito distante e muito diferente. Claro, coisas como religião, tradições e língua são bem difíceis de assimilar rapidamente. Mas uma das coisas que me deixou mais feliz foi contar várias coisas comuns aqui do Brasil (coisas como trabalho, festas de casamento, trânsito e até feirinhas de rua) e ouvir a resposta: Na Índia também é assim. Até algumas palavras são faladas de forma parecida!

Essa experiência de conhecer e fazer amizade com essas pessoas foi muito iluminadora. Me mostrou muito do meu pré- conceito sobre algumas culturas (não confundir com preconceito, ok? Pré-conceito é quando você tem um conceito formado sobre algo antes de conhecer mas não tem um juízo de valor, ou seja, não acha ruim, nem bom. Preconceito é quando você age discriminatóriamente com algo ou alguém por causa desse conceito formado e não permite que esse conceito errado mude. Quer saber mais, leia esse artigo aqui).



Por exemplo a Índia, pelo pouco que nós vemos em filmes, novelas propagandas e etc., parece um país muito distante da nossa cultura, aonde todas as pessoas são muito mais certinhas e conservadoras e que seguem a risca os costumes antigos até hoje. Também parece um pais absurdamente machista e restritivo para as mulheres. Eu tinha essa visão, não vou mentir. Hoje eu percebo tanta coisa diferente!

Os meus amigos - todos casados - são super abertos a conversação, tem tradições lindas assim como nós (mas não seguem a risca todas, assim como nós),  as mulheres são cultas, estudadas e tinham ótimos trabalhos na Índia e pretendem voltar para estes trabalhos assim que voltarem para lá, os rapazes ajudam com coisas de casa, assim como no Brasil e todos eles tem muita história para contar sobre o lugar de onde vieram (eu descobri que na Índia se falam cerca de 37 línguas diferentes. 37 gente!! Fiquei besta).

Eu, que já não me considerava uma pessoa preconceituosa (eu realmente acredito que todo mundo merece respeito, e todo mundo tem algo para ensinar a nós se estivermos abertos a aprender) estou ainda mais aberta a aprender e participar de novas culturas e costumes.



Algumas pessoas sabem que eu tenho uma vontade doida de morar em todos os lugares do mundo. E conhecer essas pessoas todas de tantos lugares diferentes (e em especial estes 4 amigos) e saber um pouco mais da cultura desses lugares me fez ter ainda mais vontade de me aventurar pelo mundo afora e morar em outros lugares.

Talvez isso não seja exatamente uma coisa boa, ou talvez seja, sei lá. Eu sei que tenho muito a agradecer aos meus novos amigos - e não apenas pela companhia e passeios pela cidade, pela receptividade maravilhosa na sua casa, pelos almoços deliciosos (não provei nada até agora que seja ruim na culinária deles. Sério.) e  jogos de carta com um delicioso Chai indiano. Mas por me mostrar mais uma vez que ter a cabeça aberta e a curiosidade para conhecer o novo é a melhor das virtudes.

Afinal, "uma mente que se expande nunca voltará ao seu tamanho original".

Um beijo para vocês, e desculpa pelo texto enorme. Mas eu empolguei. :P

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário! :)

Popular Posts

Postagens mais visitadas