Sobre Petrolatos

13:10


Oi seus bonitos! Todo mundo bem por ai?

Gente, eu já tinha um cuidado grande com o meu cabelo, e desde que eu descolori ele eu comecei a tomar mais cuidado ainda. E uma das coisa que eu acabei me deparando e pesquisando e descobrindo que faz muito mal para mim são os petrolatos e os silicones que vem nos produtos para cabelo. E como eu não tinha nem noção até começar a observar isso e testar viver sem eles - e sei que tem muita gente ai que não tem nem noção do que são essas coisas que fazem mal pro nosso cabelo - resolvi falar um pouco para vocês sobre eles hoje..

Petrolatos são componentes derivados do petróleo que são colocados nos produtos, e podem ser usados como matéria prima de silicones (nem todo silicone é de petrolato viu gente?). Eles podem vir nos rótulos com vários nomes diferentes: Paraffinum Liquid (Parafina liquida), Vaselina, Petrolatum, petróleo Liquefeito, Mineral Oil, Isododecane, óleo de Parafina e por ai vai.

Os petrolatos são componentes baratos, que dá emoliência aos fios, lubrifica e monta uma capa em volta dos fios que não deixa agressões externas entrarem. Ou seja, barato e dá o efeito que o fabricante promete com um preço baratinho.

O problema é que da mesma forma que ele não deixa as agressões entrarem, ele também não deixa os nutrientes e a água entrarem nos fios. Então na hora ele funciona que é uma beleza, mas a longo prazo ele vai deixar seu fio desnutrido, sem queratina e ressecado. Além disso, ele vai acumulando no fio, e só pode ser retirado com produtos do tipo shampoo anti-residuo bem fortes.

Pra melhorar a situação dos petrolatos, eles tem um ponto de fusão baixo (perto dos 37°) então fazem aquele estrago lindo quando você passa um produto e passa a chapinha ou secador por cima.



No meu cabelo eles não dão muito certo. Como meu cabelo está bem ressecado e danificado por causa das descolorações, ele precisa dos nutrientes. Então se o petrolato formar a camada dele e não deixar os nutrientes entrarem, meu cabelo vai ficar pior do que já está. E eu percebi que meus fios ficam muito mais felizes quando eu uso produtos sem petrolatos neles.

Sobre a questão de usar ou não produtos com petrolatos: Depende de você amore. Se seu cabelo for saudável, lindo e maravilhoso, e você sente que isso não interfere nos seus fios, se joga (com moderação, tá? Também não vai fazer umectação de parafina porque ai vai estragar né amada?). Faça o teste. Escolha uma máscara, um shampoo, um condicionador sem petrolatos da próxima vez que você for comprar produtos e teste no seu cabelo.  

Também acho que você não deve tacar fogo nos produtos que você tem em casa que tem petrolatos. Não vale jogar dinheiro fora só porque agora você sabe que tem parafina naquele creme que você já usou mais da metade. Vá com parcimônia, faça uma transição realmente.



Evite se seu cabelo não se der bem com eles, ou se seu cabelo estiver precisando de cuidados especiais. Não custa nada dar uma lidinha no rótulo do produto que você tá comprando, e ainda vai fazer bem pras suas madeixas.

Se vocês ficaram com alguma duvida, querem saber alguma coisa que eu não falei aqui sobre os petrolatos, deixa aqui em baixo seu comentário que eu vou ADORAR responder!

Beijos!


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário! :)

Popular Posts

Postagens mais visitadas